Simpósio Internacional de Medicina Esportiva

Há 39 anos é organizado o Medigames – Simpósio Internacional de Medicina Esportiva e Jogos Mundias da Saúde – na Europa, cada ano em um país diferente.

Uma das finalidades do evento é a atualização médica e de vários profissionais da área da saúde com foco na parte esportiva, com palestrantes de vários países.

Outra parte igualmente importante são os jogos que acontecem durante a semana do evento. São várias modalidades esportivas, de participação livre entre os inscritos no evento.

Os profissionais da área da saúde, apesar de teoricamente possuírem maior conhecimento sobre a importância da prática regular de atividade física, não divergem das outras pessoas quando o assunto sedentarismo. Seja pelo ritmo de trabalho, pela falta de segurança nas ruas, pela dificuldade financeira, pela falta do hábito desde a infância ou por qualquer outro motivo alegado, o sedentarismo é uma das peças fundamentais para o progressivo aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil. Justamente por este motivo, esta característica do Medigames o torna um evento tão representativo, pois alia o aperfeiçoamento científico do profissional ao cuidado com a própria saúde. Além de estar apto tecnicamente para os cuidados com os pacientes, é importante que o profissional de saúde cuide de sua própria saúde e também dê o exemplo para todos.

Neste sentido, parabenizo o time de médicos – Conclave Médico Desportivo (CMD) Master – que conquistou o 1o lugar no Futebol de Campo da 39a edição do evento, realizado em Malta. Equipe formada por um grupo de amigos, alguns com quase 20 anos de formado, que dão um exemplo de que é sim possível manter uma atividade profissional intensa associada a prática de atividades físicas regulares.

Parabéns aos integrantes do CMD pela conquista e espero que continuem servindo de exemplo e inspiração para todos!

Henrique Najar
Endocrinologista em Belo Horizonte