Síndrome de Ovário Policístico

Síndrome de ovário policístico (SOP) é uma condição caracterizada pela tríade: ovários policísticos (12 ou mais folículos de 2 a 9mm em ambos ovários, com medidas superiores a 10ml), anovulação crônica e hiperandrogenismo (clínico ou laboratorial – preferencialmente testosterona total corrigida pela SHBG). Os critérios de diagnóstico variam um pouco, mas de modo geral são exigidos 2 dos 3 acima. Acomete até 10% das mulheres em idade fértil e é a principal causa de infertilidade por anovulação.

A SOP está associada a intolerância a glicose e diabetes, alterações cardiovasculares, sobrepeso e obesidade, dislipidemia, câncer de endométrio (exposição excessiva a estrógeno e deficiente a progesterona), infertilidade e complicações gestacionais, apnéia obstrutiva do sono, transtorno de humor e de ansiedade.

O principal foco do tratamento está na perda de peso, que pode provocar a regressão da grande maioria dos problemas.

O tratamento farmacológico depende da alteração para a qual se busca solução. O tratamento de primeira linha é com anticoncepcionais orais combinados, com melhora do hirsutismo, proteção endometrial e regularização dos ciclos menstruais. Para o hirsutismo podem ser usados também medidas estéticas e/ou espironolactona (100-200mg/dia). Caso a fertilidade não seja resolvida com a perda de peso, pode-se usar o clomifeno, letrozol ou técnicas in vitro.

O uso da metformina na SOP está bem estabelecido para mulheres com intolerância a glicose ou diabetes (indicação independente da presença de SOP). Supõe-se entretanto que excerça benefícios cardiovasculares a longo prazo, mas sem evidências científicas. A metformina também reduz o hiperandrogenismo laboratorial, sem repercussão no hirsutismo e aumenta a fertilidade, sem aumentar a incidência de nascidos vivos, não sendo indicada portanto para estas finalidades.

Mais detalhes sobre a doença podem ser encontrados num artigo publicado em julho deste ano na revista The New England Journal of Medicine.

 

Henrique Najar – endocrinologista em Belo Horizonte